5 de dez. de 2010

Preconceito e problemática da criança soropositiva


As crianças soropositivas podem ter uma sociabilidade normal, como a de qualquer criança, porém é necessário haver um preparo para eventuais problemas que envolva contato com o sangue, como em um acidente em uma brincadeira gerando ferida e posterior tratamento da mesma. Outro exemplo é o "pacto de sangue" ou "aliança de sangue", que consiste em um furo no dedo de amigos  e o contato do sangue dos dois, que muitas vezes é feito por crianças e adolescentes onde  eles juram amor, companheirismo e amizade através da mistura do sangue de ambos. Ações como essas são fatores de risco para a transmissão do vírus HIV , além de outras doenças que são transmitidas por contato sanguíneo.
Além do preconceito existe o sacrificante tratamento contra a aids, que para a criança ainda é mais sofrido, a melhor resposta ao tratamento está envolvida com o grau da qualidade de vida do indivíduo, onde observa-se no gráfico abaixo, que as crianças que apresentam melhor qualidade de vida obtém um aumento nas taxas dos linfócitos CD4 principal célula de defesa que é destruída pelo vírus do HIV.
                                  


Relação de Inferência 
Nível de significância quanto a resposta ao tratamento referente ao aumento de CD4 da criança soropositiva e a influencia da melhor qualidade de vida que o mesmo dispõe.

Qualidade de vida
Aumento
Não houve aumento
Total
Melhor
 100
 0
 100
Menor
 82
18 
100 




 Total
182 
 18
 200

H0 : não influencia                                         
H1 : influencia
X² : estatística do qui quadrado









Tabela de contingência



Esperado
Aumento
Não houve aumento
melhor qualidade de vida
91
0
menor qualidade de vida
74,62
1,62


      
Melhor qualidade de vida

Aumento: 100/200 x 182 = 91
Não houve aumento: 0

Menor qualidade de vida

Aumento: 82/200 x 182 = 74,62
Não houve aumento: 18/200 x 18 = 1,62

Nenhum comentário:

Postar um comentário